TORRE DA ESPERANÇA
Moradia de Assistência Social




MORADIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Em São Paulo, há cerca de 15 mil moradores de rua, vivendo uma condição de abandono e marginalização social. Em outubro de 2015, o NUTAU/USP - Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo procurou o INSTITUTO CONSTRUIR com a intenção de viabilizar este projeto para um centro de apoio aos moradores de rua, a Torre Esperança.
A torre é proposta na área central de São Paulo, em terreno próximo às estações de metrô e de trem, em local de atual concentração de moradores de rua, mas também de empregos. Terá 136 quartos com banheiros e copas (todos com terraços verdes), com 4 dimensões (para 1, 2 , 3 e até 4 moradores da mesma família), distribuídos verticalmente em 17 andares, com 8 quartos por andar com terraços verdes sobre a cobertura da fileira inferior de quartos, gerando a sensação de movimento espiral ascendente na fachada. O núcleo vertical central terá corredor circular ventilado, com dois elevadores e uma escada central.
Um andar será destinado para uma pequena creche e os dois andares inferiores serão usados para espaços comerciais em geral - alguns dos quais com produtos de artesanato produzido pelos moradores - e para os serviços assistenciais aos moradores. O aluguel das lojas ajudará nos custos de manutenção da torre.
Mais informações: AQUI
TORRE DA ESPERANÇA
Moradia de Assistência Social
Projeto: Studio Papaya + NATAU/USP + EDAU
Apoio: Instituto Construir
Ano: 2015 - 2019






Térreo
1º Pavimento
2º Pavimento - Creche
Apartamentos