Casa Andar
residência em Ribeirão Preto, SP
projeto: Studio Papaya
imagens: Studio Papaya
ano: 2019 (proposta)
andar: mover-se, mudando de lugar, dar passos, estar em atividade ou funcionamento, divagar, percorrer, passar, decorrer, sentir-se, portar-se, proceder, agir, ter desenvolvimento.
A Casa Andar foi projetada tendo o “percurso” como enfoque. Esse ponto de partida faz o trajeto entre os espaços da casa ser tão importante quanto os ambientes em si, valorizando o terreno como um todo. Dessa forma, o projeto conta com espaços que podem abrigar o encontro, a contemplação da vista, o íntimo e o incidental. Os percursos possuem esses espaços para a pausa, que se unem aos ambientes coletivos, promovendo uma maior integração com os diferentes cômodos. A Casa Andar apresenta um modo de morar que abraça o viver em suas diversas formas, promove a convivência e possibilita o recluso, faz da experiência um acontecimento diário.
O estudo de implantação teve como objetivo a máxima otimização da relação dos espaços internos e externos, seguindo a topografia natural do terreno e as limitações impostas pelas normas do condomínio. Nesse sentido, a divisão da implantação total a partir de um único bloco central se desdobrou em pequenos blocos interligados. Assim foi criada uma hierarquia entre os espaços, que possibilita o fluxo livre de obstáculos, propiciado pelos espaços intermediários. O resultado possibilita uma vivência livre, capaz de atender diferentes famílias e necessidades de uso, com espaços de lazer amplos, áreas sociais integradas e espaços íntimos reservados.
A relação vertical dos espaços se dá de maneira a conectar todos os ambientes e os diferentes usos, sem que o percurso seja considerado cansativo. Propicia o caminhar de forma livre com mais de um caminho possível para um mesmo destino. A relação dos espaços internos e externos procura a maximização de uso da casa, onde cada ambiente tem a possibilidade de uma interação própria. Todos os espaços possuem suas vistas e relação direta com um jardim / varanda. Existem espaços contemplativos, reservados, com capacidade de interação entre todos os familiares e convidados ou ainda com relação direta com a rua e com a vista privilegiada da área verde de frente ao lote.