Logo 6x6cm_sem texto_black-01.png
Centro Multiuso.png

CENTRO MULTIUSO SOL NASCENTE

Proposta para concurso público

Proposta para concurso público promovido pela Codhab (Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF).

 

O partido do projeto proposto procura afirmar a possibilidade de pensar a arquitetura como espaço para eventos, marcado pela estreita relação entre estética e função. Através da noção desse tipo de espaço, procura-se a abertura de um lugar para o evento na arquitetura e persegue-se a possibilidade de uma autonomia conquistada. Essa autonomia parte do sujeito ao usufruir tal espaço, conquistando-o pelo evento, através da experiência. Dessa forma, aposta-se no espaço como elemento catalisador de eventos, criando uma relação de interdependência. Ao fim, procura-se com o projeto a ampliação prática do usufruto de bens e serviços culturais para população de Sol Nascente e seus entornos. 

 

A fim de criar um Centro que abrigue os 4000m² de programa cultural e comercial de maneira integrada, bem como, que seja capaz de dialogar com o território em que está inserido, a proposta apresenta como premissa a fluidez. Seus fluxos e acessos convidam à entrada e a conexão entre todos os seus ambientes e serviços oferecidos, e ainda geram espaços de transição capazes de receber diferentes usos. Para isso, dois platôs principais foram estabelecidos aproveitando o caimento natural do terreno - visto a baixa inclinação que apresenta: o primeiro, voltado para o fluxo das avenidas e os equipamentos de mobilidade urbana existentes, convida e traz visibilidade para a área comercial, de serviços e exposições; o segundo, voltado para o bairro - com fluxo de pessoas e veículos menor-, aborda biblioteca, midiateca, ateliês e salas multiuso. O auditório, centralizado na implantação e unido ao pátio coberto principal, pousa sobre o terreno, aproveitando do caimento natural para criar os desníveis necessários entre os assentos da plateia. 

O pátio central aparece como elemento integrador do conjunto e deste com o entorno, possibilitando também usos independentes do programa oferecido e assumindo o papel de criação de um microclima com uma área de vegetação/jardim propícia para o clima tropical de savana, tornando-se um respiro para épocas mais quentes.

CENTRO MULTIUSO

SOL NASCENTE

Proposta para concurso público promovido pela Codhab (Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF)

Projeto: Studio Papaya + Ibirá Arquitetura + Caio Yashima + Ana Beatriz Giovani 

Imagens : Studio Papaya

Ano: 2018