CASA CAIANA
Residência em Ribeirão Preto, SP




A Casa Caiana desde o início já possuía premissas muito bem definidas pelos clientes: uma casa prática, fácil de se morar. O uso do concreto armado aparente, mobiliários em alvenaria, grandes aberturas, ambientes integrados e a valorização da vista frontal para uma reserva florestal foram consequências quase óbvias do consenso assumido. O projeto assume uma identidade exclusiva ao ser desenhado cada detalhe de acordo com as necessidades e gostos de seus moradores. A disposição dos espaços, os acabamentos, criação dos mobiliários e caixilharias, a iluminação e o paisagismo foram minuciosamente pensados e fizeram parte do projeto elaborado pelo Studio Papaya.
Com um programa relativamente simples, não houve necessidade de se pensar em sobrado. No entanto, devido a premissa de valorizar a vista para a reserva florestal unida a declividade de 3 metros do terreno, a cota de implantação foi elevada para 2,85 metros acima do nível zero, sendo possível a otimização da ocupação e conexão dos ambientes da residência como um todo, assim como o aproveitamento do espaço remanescente ao nível da rua como garagem e a valorização da topografia natural do terreno, gerando menos movimentação de terra durante a obra.
A planta se define a partir de um pátio central, preenchido por uma malha metálica perfurada, não tocante ao solo, por onde se tem um dos acessos vindos da rua, na extremidade leste do terreno. Conectando todos os ambientes, um largo corredor norte-sul atravessa a residência de fora a fora, se inicia na escada de acesso principal, passa pelo escritório, banheiro, quartos, lavanderia de um lado e o pátio central seguido pela sala de home-theater de outro. Na parte frontal encontram-se a sala de estar, com parede de vidro voltada para a rua e vista para reserva, juntamente com a sala de jantar/copa integrados a cozinha. O uso do concreto armado nas lajes possibilitou a criação de um terraço no terceiro nível, acessado por uma escada que ao fim assumiu um papel quase escultural na sala de estar.
A elevação da casa em relação ao nível da rua e a preservação da topografia natural do terreno unidos a utilização de uma grande malha metálica ao centro da residência e ao uso de grandes aberturas, também funcionaram como uma solução térmica, possibilitando a circulação constante de ventilação natural. Os acabamentos seguiram as vontades dos clientes e foram mantidos in-natura, à exceção de detalhes no piso da copa e nos banheiros, onde as paredes foram revestidas a meia altura com ladrilhos hexagonais. O home-theater, por ser o único espaço social fechado por quatro paredes, recebeu destaque através do tingimento e texturização do concreto, compondo juntamente com o paisagismo denso e a iluminação, quase sempre indireta, o cenário externo da residência.
CASA CAIANA
Residência em Ribeirão Preto, SP
Projeto: Studio Papaya
Imagens: Studio Papaya
Ano: 2017




